Playlist

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

5 motivos que fazem Silent Hill Shattered Memories melhor que seus sucessores.



Não é de hoje que Silent Hill - que por acaso é considerada por esse autor aqui a melhor franquia de terror pscicologico de todas - é uma franquia de sucesso, sempre rodeada de críticas e polêmicas. Sempre cheios de trevas e solitarismo, seus jogos renomados sempre nos deixavam arrepiados até o último pelo do corpo. Pelo menos até agora.
Todos - ou a grande maioria - dos fãs "old-school" da franquia concordam de que os últimos lançamentos realmente deixaram a desejar no quesito história terror, algo muito parecido com o que aconteceu com a franquia Resident Evil (Me lembrem de fazer um post desta mais tarde). Mas nem tudo são trevas, e venho aqui trazer pra vocês 5 motivos que fazem de Silent Hill Shattered Memories o melhor de todos os jogos recentes.

 1 - Shattered Memories é o que dá mais medo 



Primeiramente vamos deixar uma coisa clara, Silent Hill não é o tipo de jogo em que você leva susto por um monstro estar escondido atrás da próxima porta ou por um monstro ter pulado em cima de você repentinamente. O terror de Silent Hill consiste em te arrepiar, te deixar com medo sem te dar um susto imediato, onde qualquer barulhinho a quilômetros de distância pode fazer você tremer nas suas bases. E de todos os Silent Hills recentes (SH 4 pra frente), este é o que mais tem isso. Neste jogo, você não dispõe de nenhuma arma, seja ela branca ou não. Dezenas de monstros correm atrás de você ao mesmo tempo em seu pesadelo que mais parece um labirinto, e a única coisa que você pode fazer é correr. Amedrontador, não? Isso fora a total sensação de desespero, ao perceber que você já passou por ali, e está totalmente perdido.

 [SPOILER] 2 - Shattered Memories tem um dos finais mais impressionantes.



Até mesmo você, que diz que não se impressiona por nada sem dúvida ficou de boca aberta ao ver o Dr. K te chamar por um nome que você com certeza não esperava. E ver Harry Mason entrando pela porta logo atrás certamente não melhora a cena. Descobrir que todos aqueles pesadelos não eram na verdade de Harry, mas de sua filha perdida Cheryl, deve ter dado um curto na cabeça de muita gente, fora os finais alternativos, todos magníficos, um mais deprimente que o outro, "não é mesmo, Cheryl?"

 3 - O jogo joga você tanto quanto você o joga. 




Sim, essa frase está como um aviso dentro do próprio jogo e pode até parecer uma frase de impacto para uso de Marketing. Mas isso não se aplica aqui. Eu nunca vi frase tão verdadeira em um jogo do tipo, pois ela diz explicitamente o que acontece. A medida que você joga o jogo, suas escolhas, ações e comportamentos irão influenciar diretamente no resto do jogo, incluindo no final. As roupas mudam, os diálogos mudam, as situações mudam, o jogo te analisa a ponto de ver o que mais lhe amedronta e joga isso contra você, o que torna o jogo ainda mais incrível.

 4 - Você é obrigado a terminar o jogo mais de uma vez.



Tá, isso pode não ser totalmente verdade, mas devido ao próprio item citado acima, o jogo sempre tem uma surpresa. Não importa o quanto você jogue, quantos finais você consiga, um olhar indiscreto para uma garrafa de cerveja ou um cartaz de mulheres sensuais já pode mudar tudo. Por isso, se você quiser ver todos os galhos dessa história, terá que terminar o jogo muitas e muitas vezes.

 5 - Shattered Memories = Silent Hill 1 




A história de Shattered Memories fala de um homem chamado Harry Mason, que procura por sua filha Cheryl Mason desaparecida após um acidente de carro. Comum? Conhece de algum lugar? Tem uma sensação de De-Ja-Vu? Saiba que isso não é por acaso. Sim, essa é a história do primeiro Silent Hill, lá no lindo PS1. Shattered Memories é, na verdade, um reboot (não, SM não é um remake), do primeiro jogo da franquia, é uma reinvenção dele. A base da história é a mesma, mas ela segue por caminho completamente diferentes, te guiando a um novo universo. Nada mais nostálgico do que rever Cybil, Lisa, Dahlia e o próprio Harry depois de tantos anos. Só faltou mesmo o culto de Samael...


Bem, é isso, espero que tenham gostado desse post e muito em breve farei uma continuação dele, apontando mais motivos de que esse jogo, é bem superior que seus sucessores.
Deixe seu comentário com a sua opinião, lembrando que essa é a minha, até a próxima.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Finalmente de volta...

É isso aí pessoal, agora, o blog está oficialmente de volta, novo design, em breve novos parceiros, novos posts, enfim, tudo novo. Em breve as postagens recomeçarão, espero que gostem dessa nova premissa do blog :)